terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Solucionatica

Desculpe a falta de modéstia, mas às vezes sou acusado de tirar soluções de problemas "do nada" quando outras pessoas estão empacadas no problema.

Quer conhecer uma técnica interessante?
  • Separe a pergunta da resposta.
Gaste um tempo pensando na pergunta até ter bem claro para você o que você quer saber. Você não vai achar a resposta (por este método) se não entender a sua própria pergunta. A pergunta deve ser a mais simples possível dentro, é claro, da complexidade do problema.
Entenda que neste momento você só precisa da pergunta. Não se martirize atrás da resposta ou dos porquês da pergunta.
Quando alguém estiver explicando o problema para você concentre-se em entender o problema e nunca em tentar soluciona-lo naquele momento.
Ah! outra coisa importante: Nem sempre a pergunta precisa ser formulada em palavras ok? Se você entendeu o problema é o suficiente.
Exemplo: Quebrou uma peça do carro e eu preciso consertá-la. Eu não preciso formular pergunta nenhuma. Basta olhar para a peça quebrada e imaginar como eu a quero, ou seja inteira. A pergunta estará feita.
  • Colete dados
A solução é composta por dados que você já tem em sua cabeça com outros que ainda podem não estar lá. Estes dados podem ser objetivos ou subjetivos. Portanto leia a respeito do assunto, veja fotos, procure na internet, mas, por exemplo, se o problema se refere a cores olhe para flores, ouça música, e aproxime-se qualquer informação estética.
Mantenha o tempo todo a pergunta na cabeça mas procure não pensar na reposta durante a fase de aquisição de dados.
Ainda no exemplo: Fico imaginando a peça consertada, abro uma caixa de bugigangas porcas e parafusos e fico revirando seu conteúdo SEM pensar na solução. Apenas mantenho a imagem da peça consertada em mente enquanto reviro as bugigangas.
  • Dê um tempo
É a fase mais importante. Dê um tempo de até 3 ou 4 dias. Nesta fase pense menos na pergunta e NADA na resposta. Lembre-se ou repita a pergunta algumas vezes durante o dia mas repita sempre antes de deitar.
  • Resposta
De repente, ao acordar, no banho, ou andando pela rua, a resposta simplesmente aparece. Do nada.
Repare que, nesta técnica, em momento algum você pensou objetivamente na resposta. Normalmente a solução é muito boa, excelente ou genial!
  • Eficiência
Esta técnica funciona tanto melhor quanto mais você a exercitar. Com o passar do tempo os tempos de resposta e a qualidade das soluções vão melhorando. A quantidade também. Com o tempo voce conseguirá respostas aceitáveis a práticamente 100% dos problemas. Com a prática você se acostumará a visualizar a solução durante a fase de coleta de dados. Depois você compreenderá que vale a pena coletar alguns dados aleatórios, por exemplo visitando museus de tecnologia, exposições de arte, ouvir música variada, conversar com pessoas, ler muito, mesmo sem nenhuma pergunta específica para ser respondida. 
  • Mesclando soluções
Bom, quer dizer que eu (ou você) não devemos nunca pensar sobre um problema e suas soluções?
Claro que não. Eu penso direto. O tempo todo. Mais até do que seria saudável no meu caso...
A questão é que as técnicas são complementares porém conflitantes.
Para voce aprender esta não pode usar a outra. Depois que esta estiver funcionando bem, aí pode passar a pensar junto, mas não ao mesmo tempo. Se você não tiver momentos onde você se desliga conscientemente do problema esta técnica não funciona.
Ela funciona tanto para problemas simples como para complicados.
Após alguns meses, ou anos, os dois processos passam a  "respeitar" um ao outro. Tornam-se uma segunda natureza, e você passara a ser o cara das idéias criativas.
Experimente inicialmente com coisas mais simples. A primeira vez que funciona é bem legal. Mas não será na primeira vez que voce tenta. Vá insistindo que a coisa começa a dar certo.

Este texto é de minha autoria e fruto de mera experiência pessoal. Não sou psicólogo, e muito menos esotérico. Resolvi escrevê-lo pois, as várias versões de textos semelhantes que já li, explicavam apenas partes isoladas do assunto. Achei interessante condensar tudo em um processo prático e sequencial. (agora sem trema)
Agradeço sugestões, comentários e melhorias  e me desculpo antecipadamente com os especialistas no assunto. Minha área é microeletrônica e inteligência artificial. De inteligência natural entendo bem pouco. ainda...

Eilor A. Marigo.
http://twitter.com/eilor
http://blogdoeilor.agenciabit.com.br/

Marcadores: ,

2 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Nossa, muito bom!
Um dos melhores textos que você já escreveu aqui e, sem dúvida, o mais útil do ponto de vista prático.
Gostei muito, parceiro, e vejo essa técnica funcionar todos os dias contigo.
A todos os leitores, eu garanto que funcional muito bem!
Abraços

segunda-feira, 04 janeiro, 2010  
Anonymous Irene disse...

Legal (y)

quarta-feira, 03 setembro, 2014  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial