sábado, 6 de dezembro de 2008

Gostar Cedo.

Capitulo 1 - Cedo.

No nosso sítio tem um caseiro. O "seu" Zé.
Ele, tem alguns predicados como não ser alfabetizado em português mas ser um letrado com pós graduação e MBA em agricultura, ecologia, meteorologia, sabedoria, e, para o deleite da industria farma, produção de chás e remédios caseiros extremamente eficazes! .

Mas seu "Zé" também não tem relógio! Não tem, nunca teve, e não quer ter! Ri do horário de verão, quando falamos com ele. Ele simplesmente segue a natureza. Chega em casa para almoçar sempre na "hora" certa, onde encontra Dona Maria, com a comida quentinha, recém saída do fogão a lenha e, também sem relógio... Ah!, ela tem fogão a gás sim, mas não gosta!
Para quem ficou curioso, moramos a 48km da praça da Sé, centro da maior cidade da américa latina, onde fica o escritório da minha empresa, e para onde vou quase todos os dias, e não na amazonia!!!

Agora vamos chegando ao ponto... Isto quer dizer que ele acorda as 9:00hs todos os dias? Claro que não! Ele acorda assim que o sol nasce. E para quem nunca fez isto, comunico que o nascer do sol acontece muito cedo.

Então porque nós, seres da cidade, achamos que a "nossa natureza" nos diz para acordar tarde? Porque a maioria das pessoas não gosta ou até odeia acordar cedo? Porque esta baboseira de "sou um ser noturno" ou "diurno"?

Vamos analisar isto em duas vertentes: O CEDO e o GOSTO.

Neste texto é a vez do CEDO.

Voce já parou para pensar se cedo existe?
Estou falando cientificamente mesmo, não é metáfora não!

Em todo o universo existem estrelas, o sol é uma das pequenininhas, e planetas girando em volta. Nos planetas eventualmente com vida, seres vivos dormem quando estão com sono, acordam quando o sono acaba, se alimentam quando tem fome, e fazem mais seres vivos... por motivos inexplicáveis!

Aí, um vermezinho desocupado num planetinha azul nos quintos dos infernos da galáxia tem a infeliz idéia de inventar o relógio!

Tecnicamente falando, e por acaso sou técnico nisso, o relógio é um contador eletrônico composto de uma fileira de infelizes flip-flops (o neurônio dos computadores) que ficam contando NADA e apresentando NADA sequencialmente em um display!

Esta história de tempo, marcar o tempo, e todas as consequencias funestas advindas disto é invenção humana, com a qual "seu" Zé, simplesmente, não concorda. E, acredite, simples assim, não segue!!!

Parafraseando um célebre ditado,

"O relógio é aquele equipamento que veio para resolver todos os problemas que não existiam antes dele ser inventado."

Este texto me veio à mente outro dia, enquanto eu estava, as 05:00hs da manhã na porta do autódromo do GP Brasil de Formula 1 vendo o pessoal gritando (na verdade cantando) para os que estavam chegando e indo para o fim da enorme fila:

"Acorda cedo, acorda cedo, olé olé oláááá"

Comecei a pensar. Caramba! eu e meu filho, o outro Eilor deste Blog, acordamos às 03:00hs, pulamos da cama pilhados, felizes da vida, sem o menor sono, e vamos ficar aqui por 12 horas esperando a corrida sem problema nenhum! E não somos os unicos, na verdade todo mundo, por um ou por outro motivo faz isto com prazer. Seja uma pescaria, um show de rock, sei lá.

Então porque isto não acontece nos outros 364 dias do ano? porque? ó dúvida!

Muito simples. Porque tempo não existe! Voce reclama de acordar cedo por 2 motivos que nada tem a ver com a hora que o despertador toca!

1) Ou porque você não gosta do que vai fazer. O que voce pode resolver buscando seus sonhos, fazendo aquele curso e virando instrutor de paraquedismo, ou coisa parecida. Aí garanto que voce vai acordar cedo, pular da cama e ir para o trabalho cantando...

2) Ou porque você dormiu pouco. Menos do que a natureza manda. Aí o problema é seu, também, chama-se falta de disciplina. Trate de gravar o programa do Jô e dormir na hora que o sono chega oras!

O relógio não tem culpa nenhuma! Ele só fica lá contando "nada" o tempo todo... coitado!

Hoje foi a vez do "CEDO", no próximo texto vamos filosofar sobre o "GOSTO".

Mas lembre-se:


"Você não está acordando cedo... você foi é dormir tarde!!!"

Marcadores:

1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Fantástico!
É esse mesmo o ponto. Acredito que 50% de todo o sofrimento os quais as pessoas apontam como culpado o trabalho, podem ser resolvidos com pequenas mudanças no ESTILO DE VIDA, não nas ações e obrigações da empresa e do Super-RH.
Esse é uma dos motivos pelos quais reforço sempre a minha opinião: A empresa NÃO é uma democracia! Você tem problemas com ela? Então resolva sua parte e, se não for o suficiente, procure outra empresa que te proporcione vantagens que e clima que te satisfaçam.
Abraços!

terça-feira, 09 dezembro, 2008  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial